quarta-feira, 5 de maio de 2010

Revolta política

Hoje definitivamente não foi um dia comum! Acordei com o barulho da chuva intensa que caía na capital pernambucana, com uma tensão típica de dia de final de campeonato!
O dia segue, eu descubro que Dilma chamou Temer pra ser vice dela...
Eu queria dizer que minhas convicções morreram por completo, sabe? Mas hoje vi que não! Ainda tenho capacidade de me revoltar quando vejo certas coisas! E pior: me revoltar e continuar na inércia!
Paro pra pensar nas pessoas que se deram mal por defender outros ideais (que estão muito distantes de se tornarem vigentes no nosso país)... E se eu fosse um deles? O que eu faria hoje em dia, ao me deparar com uma geração que prefere acreditar que política é algo distante e para "os outros fazerem"?
Se eu fosse um daqueles comunistas que foram torturados na ditadura e visse o país nessa pocilga política, eu contrataria homens-bomba pra acabar com isso e vingar a minha "abestalhadice" de lutar por um mundo mais justo. É como diria o amigo Gessinger "começo a achar normal que algum boçal atire bombas na embaixada...".
Não que eu seja comunista! Porque ao ler um pouco de história, sabemos que muitos dos países que adotaram tal regime também acabaram por enveredar nos caminhos da ditadura. Mas acredito que muitos dos revolucionários que defenderam tais ideais (e muitos dos que morreram por eles), acreditavam em uma sociedade mais justa e tentaram pelo menos sair da passividade.
Hoje temos "democracia" e "liberdade" pra nos candidatarmos e colocarmos a mão na massa. Alguém o faz?
Muitos de nós temos parentes que foram torturados na ditadura... Foram presos, torturados, alguns mortos, outros exilados... No fim das contas, conseguiram com que hoje nós tivéssemos o direito de votar, e o melhor: o direito de nos candidatar! De fazer oposição, ou de continuar na situação!
Eu apenas sinto muito!
Por todos aqueles que sofreram pra conquistar direitos que hoje eu usufruo e não valorizo...
Por fazer parte de uma geração que tem medo da liberdade!

3 comentários:

Chantinon disse...

A muito tempo deixei de me envolver com política. Eu tinha um sonho persistente em que eu morria assassinado defendendo minhas convicções. Como ainda não tenho certeza se temos vida reserva, resolvi continuar vivo.
No fundo, eu sou mais contra o socialismo que o capitalismo. O Bill Gates diminuiu em 50% (alguns milhões de vidas) as mortes de crianças na África apenas descobrindo que um dose alta de vitamina (A senão me engano) faria esse bem.
O Lula, mesmo para aquele que pensam que o jeito é conviver com a sujeira para beneficiar a maioria, não tomou nenhuma atitude de longo prazo que realmente fizesse a diferença. Nosso povo só teve mais do mesmo, ou seja, todo brasileiro é convicto que político é tudo ladrão e que para se dar bem tem que ser malandro. Lula é falado mundo afora não por atos reais, mas sim pq o mundo vive uma crise de caráter. Como a propaganda da Oi diz: Todo mundo quer ser popular, e hoje se consegui isso sendo idiota, e acreditando que é melhor viver em uma ilusão de pão e circo.

Linda essa foto ai do post abaixo :D

Unknown disse...

Eu acho assim: Você falou muito bem. Nada garante que nosso esforço vai dar em nada, pelo contrário, provavelmente não vai dar em nada. Mas eu também não consigo atingir o limite do egoísmo de querer me dar bem a custo do sofrimento dos outros, se é q isso é possível evitar. Mas eu tento ser uma pessoa boa pro mundo sem arriscar deixar de viver. É difícil qd a gente lembra do q já passaram lutando por igualdade, mas é preciso lembrar que tb queremos ser felizes e isso é difícil qd se vive travando lutas contra um adversário quase invencível. É um dilema.
Mas talvez se a gente pensasse menos na máquina em si e pensasse que se as pessoas simplesmente fossem mais inteligentes e menos egoístas as coisas melhorariam bastante, nós teríamos uma missão mais fácil pela frente. Cada pessoa boa e não alienada no mundo = um mundo menos pior.

Chantinon disse...

sobre isso de comunismo... tu viu a história que o avião do presidente polonês não cai por acidente nada... Ainda tem video na internet com os russos no meio dos destroços: -Matem todos! :P
Nem assim essas informações são divulgadas na grande mídia.